
Corredor Lúdico
Corredor Lúdico
AS BRINCADEIRAS DE CRIANÇA QUE SANTA DULCE DOS POBRES MAIS GOSTAVA

AS BRINCADEIRAS DE CRIANÇA QUE SANTA DULCE DOS POBRES MAIS GOSTAVA
BONECA
Brincar de boneca é uma diversão de pura imaginação, que dá asas à criatividade e por isso não existem regras. Santa Dulce dos Pobres teve uma boneca de nome Celica, que ganhou da avó. Brincar de boneca com a irmã Dulcinha era uma das diversões preferidas quando criança.


FUTEBOL
Esporte mais popular do nosso país, o preferido de Santa Dulce dos Pobres, foi estimulado quando começou a frequentar o Campo da Graça, com o seu pai e irmãos para assistir os campeonatos. Foi daí que começou a sua admiração pelo Esporte Clube Ypiranga.
ESPORTE CLUBE YPIRANGA
O time do coração de Santa Dulce dos Pobres, fundado em sete de setembro de 1906, foi o primeiro clube de futebol baiano a agregar pessoas do povo, ou seja, trabalhadores negros, um dos primeiros times a enfrentar o racismo no país. Apolinário Santana, mais conhecido como Popó, foi um dos jogadores mais famosos da história do Ypiranga. Um rapaz negro, de família humilde, que conquistou o coração da torcedora Mariinha.


GUERRA DE MAMONA
Uma das brincadeiras que as crianças mais gostavam. Com a mão cheia de mamonas, fruto da mamoneira, atirava-se uns nos outros. Como são leves, não machucava tanto, porém o fruto possui pontas que, apesar de flexíveis, causava incômodo.

EMPINAR ARRAIA
Brincadeira praticada em quase todos os países. A pandorga, pipa, arraia ou papagaio é um dos passatempos mais antigos. Para empinar a arraia deve-se ficar de costas para o vento e ir administrando a linha. Deixar um pouco de linha fora do carretel, com cuidado para não embolar. E quando a arraia for puxada, vai liberando a linha até ficar flutuando no céu.
BOLA DE GUDE
Uma brincadeira com bolinhas de vidro colorido, consiste em desenhar um triângulo ou um círculo no chão e espalhar as bolinhas dentro da área delimitada. O jogo pode ter as seguintes variações: arremessar as bolinhas para tentar tirar as que estão dentro da área marcada no chão ou com o objetivo de bater nas bolas do adversário para conquistar as dele. Nesta brincadeira, cada bolinha que acertar passará a ser sua e ganha quem conseguir juntar o maior número.

Patrocinadores







