top of page
fotor_1730513722030.jpg

Módulo 5

Módulo 5
 
VITRINES DAS RELÍQUIAS DE SANTA DULCE DOS POBRES
Relíquias de Santa Dulce dos Pobres

RELÍQUIAS DE SANTA DULCE DOS POBRES

Existe, sem dúvida, uma profunda conexão entre o céu e a terra, uma união de amor entre o humano e o divino. As relíquias de um santo demonstram isso. Mais do que simples objetos utilizados ou tocados pelos santos, as relíquias são parte da história de pessoas que viveram de maneira heroica as virtudes teologais: Fé, Esperança e Caridade, alcançando assim a santidade.


As sagradas relíquias oferecem a oportunidade de mergulhar em aspectos da vida do santo, por se tratar de objetos que faziam parte de seu cotidiano e aqueles que, em algum momento, receberam o seu toque. Elas expressam de forma real, singela e bela o eterno que transcende o tempo, como um verdadeiro sinal de Cristo entre nós, revelado na vida do santo por meio de suas relíquias.


Aqui estão boa parte das relíquias de Santa Dulce dos Pobres, incluindo objetos que ela usava em sua missão diária. São verdadeiros instrumentos que a auxiliaram a Amar e Servir, a exemplo da pasta que usava para recolher doações e outros pertences de uso pessoal que refletem sua vida desprovida de vaidades.


Destaque especial para a relíquia de primeiro grau: um fragmento de sua costela, que representa sua presença entre nós. Isso nos revela que, pela união entre o céu e a terra, Santa Dulce dos Pobres continua a inspirar o amor gratuito, a verdadeira caridade e a síntese da vida cristã.
Assim, o Anjo Bom do Brasil intercede por todos que a tocam, seja diretamente em sua relíquia de primeiro grau ou nas demais, aproximando a humanidade de Deus.

CLASSIFICAÇÃO DAS RELÍQUIAS


O respeito às relíquias é uma devoção com raízes bíblicas. Desde os primórdios da Igreja, veneram-se os restos mortais dos beatos e dos santos. O Concílio de Trento, em 1545, nos convida a cultuar as relíquias como reconhecimento às pessoas que testemunharam o Cristo com suas próprias vidas.

A Igreja Católica classifica as relíquias em três graus de importância:


Relíquia de 1º grau: parte do corpo (osso, unha, cabelo, sangue, etc.).
Relíquia de 2º grau: objetos de uso pessoal.
Relíquia de 3º grau: objetos que eventualmente tocaram o corpo do santo.
Aqui estão exemplares das relíquias de Santa Dulce dos Pobres, que elucidam fatos de sua trajetória e nos inspiram a imitá-la no desejo de amar e servir aos mais pobres.

Santa Dulce do Pobres
Relíquias de Santa Dulce do Pobres

Patrocinadores

LeiIncentivo.png
Cielo.png
Ferbasa.png
Larco.png
GPE.png
OSID.png
PetroReconcavo.png
Ministerio Brasil.png

Contato

 

OSID - OBRAS SOCIAIS IRMÃ DULCE 2003-2019
Avenida Dendezeiros do Bonfim, 161, Bonfim - Salvador - BAHIA - CEP: 40.415-006
CNPJ: 15.178.551/0001-17
Telefones: 71 3310-1100

Siga

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • SoundCloud - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
OSID.png

© 2025 por Tecnomuseu.

bottom of page